Em cada domingo, Páscoa semanal, a esperança se fará viva em nosso meio. Neste Ano Litúrgico C, seremos animados pelas palavras do Evangelho de Lucas, o evangelho dos pobres e excluídos. No primeiro domingo se fará presente a esperança do Messias de Israel presente nas palavras do Profeta Jeremias e no anuncio da destruição da cidade santa, Jerusalém, como prova de que se inaugura um novo tempo. No segundo domingo as palavras do profeta Baruc são a motivação da volta do Exílio e da reconstrução da fé motivadas também pelo anúncio da missão do Batista com o batismo da nova religião. No terceiro domingo, o da alegria, a esperança na boca do profeta Sofonias anima o povo e nos aproxima das profecias do Batista. No quarto domingo, as promessas divinas se concretizam em Maria e na nova aliança com a humanidade.
1) A Coroa do Advento é muito importante nesse tempo, como um forte símbolo da espera messiânica e do tempo que se aproxima para o nascimento do Menino. Que em cada comunidade se explique este símbolo para incentivar ainda mais a esperança do povo. Pode ser acesa logo no início da celebração com um refrão meditativo, e em seguida uma pessoa dizendo uma frase que chame a atenção da comunidade para a liturgia do domingo, como “Vem Emanuel, nos trazer paz vida”, ou simplesmente com uma canção apropriada.
2) O livrinho da Novena de Natal de nossa Arquidiocese está motivando a retomada das Antífonas do Ó. Essas antífonas podem ser cantadas também dentro das nossas liturgias. Trata-se de um momento oportuno para meditar sobre a “Encarnação do Verbo de Deus e suas promessas”.
3) Como o presépio também é um símbolo forte e marcante desse tempo, pode-se associar a sua montagem com as Antífonas do Ó. Em cada domingo se cantar uma Antífona e se trazer uma peça para compor o presépio (1º. Dom colocar personagens; 2º. Dom colocar a Manjedoura, 3º. Dom colocar José e 4º. Dom colocar Maria, e os magos na festa da Epifania, ou de outra forma, que a comunidade achar mais interessante)
4) Durante o ciclo do Advento a cor Litúrgica é o roxo e no terceiro domingo o róseo. Também se fala neste tempo em usar uma cor menos penitencial e mais de espera, talvez um lilás seria um intermediário entre um e outro. Não esqueçam que só cantaremos o Glória na Noite do Natal, como uma explosão de alegria pelo nascimento do Menino.
5) Durante os Domingos do Advento dá-se também uma ênfase a Palavra de Deus, enfeitando e incensando o Livro Sagrado demonstrando a vontade de acolher o Verbo de Deus em nossa vida , como Maria.
Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo em Ribeirão Preto,
Assessor da PJ
Site: Arquidiocese de Ribeirão Preto
Nenhum comentário:
Postar um comentário