26 de jan. de 2009

FÓRUM SOCIAL MUNDIAL
De 27 de Janeiro a 01 de Fevereiro, a cidade de Belém acolherá o Fórum Social Mundial. Não só o nome é pomposo, mas a proposta é ousada.
O Fórum Social Mundial (FSM) é um espaço aberto de encontro – plural, diversificado, não-governamental e não-partidário –, que estimula de forma descentralizada o debate, a reflexão, a formulação de propostas, a troca de experiências e a articulação entre organizações e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mais solidário, democrático e justo.Sendo assim, nesses dias Belém será a sede de 2.359 atividades inscritas para o evento nos campi das Universidades Federal do Pará (UFPA) e Federal Rural da Amazônia (UFRA). Fora as atividades paralelas e alternativas que completam o sentido do Fórum.Um pouco de históriaAs três primeiras edições do FSM, bem como a quinta edição, aconteceram em Porto Alegre, Rio Grande do Sul (Brasil), em 2001, 2002, 2003 e 2005. Em 2004, o evento mundial foi realizado pela primeira vez fora do Brasil, na Índia. Em 2006, sempre em expansão, o FSM aconteceu de maneira descentralizada em países de três continentes: Mali (África), Paquistão (Ásia) e Venezuela (Américas). Em 2007, voltou a acontecer de maneira central no Quênia (África).O Conselho Internacional do FSM, composto por cerca de 130 entidades, em reunião realizada entre 30 de março de 3 de abril de 2008, em Abuja, Nigéria (África),escolheu a cidade de Belém por estar na Pan-Amazônia para sediar o FSM 2009.
Composta por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela, além da Guiana Francesa, a Pan-Amazônia é conhecida pela riqueza da maior biodiversidade do planeta e pela força e tradição dos povos e das entidades que constroem um movimento de resistência na perspectiva de um outro modelo de desenvolvimento.Voltando aos trabalhosPela primeira vez, a Pastoral da Juventude vai fazer a cobertura do FSM, não só para noticiar os debates sobre juventude.
Mas, principalmente, para testemunhar a capacidade de mobilização que a sociedade civil pode adquirir quando se organiza a partir de novas formas de ação política, caracterizadas pela valorização da diversidade e da co-responsabilidade.Será trabalhoso, mas principalmente será rico em novasexperiências.Então ta combinado.
A partir do dia 26, acompanha através do site, o FSM com uma “perspectiva jovem”.Fiquem com Deus e estamos te esperando.Mauro XavierDiocese de São José dos Campos - Sub Aparecida

Nenhum comentário: